Palestrantes

Palestra:

A Auditoria social como ferramenta da expressão da sociedade e de governos comprometidos social e ambientalmente.

A AUDITORIA SOCIAL foi um processo oficial que ocorreu nos Estados Unidos em 1940 com o objetivo de avaliar a performance social da economia e das grandes empresas, seu precursor, Theodore J. Kréps, era acadêmico e consultor da TNEC (Temporary National Economic Committee), comitê foi criado pelo Congresso Americano, atendendo pedido do presidente dos E.U.A. Franklin Roosevelt que pretendia dentre outras coisas, combater o monopólio.
Kréps, além de desenvolver metodologia própria, aplicou a Auditoria Social, utilizando dados oficiais no período de 1939 a 1938. O resultado desta “auditagem social” e a metodologia, foi apresentada e disponibilizada a sociedade americana.
Na atualidade, este processo, se mantém desconhecido da maioria dos cidadãos, inclusive dos acadêmicos, por este motivo, os antecedentes, o contexto evolutivo e o estado da arte em Auditoria Social, serão apresentados neste encontro.

Maria Fátima Pinel

É professora adjunta da UFF - Universidade Federal Fluminense, além de pesquisadora em Auditoria Social e Trabalho a Distancia. Trabalhou 20 anos no mercado com auditor e auditora de sistemas em um banco. Ministrou várias palestras, dado entrevista e publicado em vários países da Europa sobre o tema. O currículo está disponível em www.auditoriasocial.com.br e www.teletrabalhador.com.br