15 Passos Para Manter Seu Blog Sempre Irresistível (o #12 é meu preferido)

Nos últimos quase cinco anos já criei mais de 60 blogs e alcancei mais de 37.000.000 de visitas. Orientei e ajudei através de consultorias, site clinic e nos meus próprios treinamentos a aumentar a audiência online de milhares de alunos e amigos.

Por isso, decidi dividir alguns desses segredos com você nesse post, e vou contar quais são os 15 passos para deixar seu blog sempre irresistível. Assim, você irá manter seus acessos sempre no topo.

Primeiramente, você sabe o que significa quando se diz que algo é irresistível?

Irresistível no dicionário é: “a que não se consegue resistir por ser excessivamente sedutor ou encantador.”

Irresistível é aquilo que, fazendo bem ou mal, você quer e se envolve mesmo assim!

Agora, que tal ter um blog sempre irresistível?

Nesse caso, fazendo o bem, você deixará o seu leitor sempre apaixonado com seu conteúdo, desejando você cada vez mais.

Ou seja, que tal construir uma relação de verdade com o seu público?

Para ser irresistível você tem que saber muito mais que atender às expectativas; você tem que surpreender, conquistar, despertar interesse também.

Se você ainda está começando a criar seu blog, não se preocupe. Saiba aqui como construir seu blog ou site e como atrair visitas sem gastar com anúncios.

Por isso, nessa matéria eu conto os 15 passos para manter seu blog sempre irresistível.

Além disso, no final do artigo, disponibilizo um bônus para você! Um e-book gratuito: “Guia Completo com 45 Modelos de Posts Para O Seu Blog”.

Vamos lá? Confira os 15 passos para manter seu blog sempre irresistível:

1) Aparência conta, sim

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Somos atraídos primeiramente pelo que vemos. Longe ou perto, se você vê algo que já te desperta o interesse, você quer se aproximar e descobrir mais a respeito.

A psicóloga americana Judith Langlois, da Universidade do Texas, observou que bebês de 3 meses já fixam seu olhar por mais tempo no rosto de pessoas consideradas mais bonitas pelos adultos.

Há casos de quem se apaixona pela voz, pelo cheiro. Mas, ouvimos muito mais falar sobre “paixão à primeira vista” que “paixão ao primeiro cheiro”.

Então, trabalhe bem a aparência do seu blog. Seu design deve ser, sim, atraente, cativante.

Uma pesquisa do Instituto Gallup foi feita com 5.000 mulheres e homens, na faixa de 18 e 64 anos, de várias nacionalidades como: Estados Unidos, Austrália, França, Canadá e Brasil.

Ela apontou que os brasileiros consideram a “aparência” um fator importante. Por exemplo, 61% dos entrevistados consideram que a atração física é importante para prosperar na sociedade.

Outras pesquisas justificam que essa “impressão” é instintiva e biológica. Pessoas bonitas, aparentam ser mais saudáveis. Logo, mais capazes de oferecerem segurança e bons genes para gerar descendentes.

Saiu na Super Interessante uma pesquisa sobre isso, e o psicólogo César Ades, professor no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo concorda: “A beleza sinaliza a capacidade de gerar filhos bonitos e saudáveis”.

Mesmo que essas pesquisas tenham sido feitas baseadas na atração entre pessoas, podemos considerar mesmo assim, a importância de uma boa aparência sempre em qualquer lugar.

Se seu design for bonito, ele também passa mais segurança e a impressão de que poderão ter bons conteúdos em seus site.

Se você quiser uma sugestão de template que acho bem bacana, sugiro o tema “Épico”. Você pode consegui-lo clicando aqui.

2)  15 minutos de impressão?

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Já ouviu aquela frase, “A beleza é importante nos primeiros 15 minutos. Depois, você tem que ter algo a mais para oferecer.”?

A única diferença dessa frase com a situação que estamos discutindo aqui, é que na internet temos bem menos que 15 minutos para causar uma boa impressão – temos segundos para isso!

Vale ressaltar que atrair como disse no passo 01, é diferente de causar boa impressão!

Do que adianta algo ser lindo e não ter algo além disso?

Por isso eu digo que para ter sucesso em seu blog ou site, não basta apenas deixá-lo bonito. Deixá-lo bonito e atraente é só o primeiro dos 15 passos para manter seu blog sempre irresistível!

Então, trabalhe na performance do seu blog.

Há um estudo da Akamai que diz que 40% dos usuários abandonam seu site se ele demora mais de 0.3 segundos para carregar. Sabia disso?

Muitos fatores podem comprometer a performance do seu blog: imagens pesadas, ou até a maneira que você as insere, o pacote do seu servidor entre outros fatores que discutirei com você em um próximo Artigo em breve, ok?

3) Conteúdo é a alma

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Ok. Seu site está lindo e rápido. Mas, o que tem nele que me fará querer navegá-lo? Ou mais importante, o que fará o seu público querer estar nele?

Qual o seu assunto? Como você o aborda?

Seu conteúdo é a alma do seu produto/serviço.

Trabalhe bem no que irá propagar. Seja organizado (a), claro e o mais importante, certo do que fala!

É mesma coisa: uma pessoa pode ter uma boa aparência, demonstrar ser esperta. Mas, se só fala bobagem, fica de enrolação, o encanto passa rápido.

Logo, não consegue se manter irresistível!

4) Conteúdo matador

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Você pode investir no seu conteúdo! Todos podemos evoluir e sermos os melhores possíveis.

Para ter um conteúdo matador, você precisa saber o que está falando e passar muito bem a sua mensagem.

A estrutura estética do seu conteúdo fica para os passos 01 e 02, neste passo 04 vou te contar como produzir um conteúdo útil, interessante, desejável e inspirador em 05 simples passos:

1 – Saiba como abordar seu público;
2 – Ofereça conteúdo de verdade;
3 – Saiba as regras gramaticais;
4 – Provoque ações;
5- Cumpra o que prometeu;

É importante conhecer seu público para saber como você irá abordá-lo. Ser prolixo para quem quer simplesmente aprender uma receita simples de bolo de cenoura, espanta!

Em qualquer situação, seja o mais claro possível.

Ofereça, em seu conteúdo, algo útil. Não enrole seu leitor! Disponibilize o que ele realmente quer: informações, sacadas… etc

Saber as normas gramaticais é fundamental para quem desenvolve um conteúdo. Ler uma palavra escrita com acento mal posicionado, entre outros erros básicos, compromete até a sua autoridade, sabia?

Seu conteúdo deve estimular seu leitor. Seja dinâmico! Provoque ações e reações!

Desperte algo do tipo: “como eu vivi até hoje sem sacar isso?”

Ser leal é essencial para ter um conteúdo matador. Se você fez uma promessa no seu título, ou introdução, cumpra!

Neste artigo, além de prometer 15 passos para manter seu blog sempre irresistível, prometi um e-book gratuito. Certo?

Acompanhe e perceberá que será tudo feito conforme o combinado. Sabe por que? Eu valorizo você. Cumprir o que prometeu demonstra exatamente isso; que você valoriza a presença de quem te acompanha.

5) Rotina faz bem também

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Não quer dizer que para ser irresistível, você não possa ter uma rotina. Isso mostra compromisso!

Desenvolva uma rotina com o seu leitor. Eleja alguns dias da semana que você vai abordar determinado assunto, ou disponibilizará algum serviço!

Eu, por exemplo, toda terça e quinta às 11h tenho o #PergunteAoSamuca no meu canal do YouTube.

#PergunteAoSamuca é uma série de vídeos em que respondo muitas perguntas e dúvidas que meus leitores deixam nos comentários dos posts, vídeos sobre tráfego e audiência.

Houve uma vez que por causa da correria da semana, só pude gravar no sábado. Se não, não daria tempo do editor trabalhar em cima do material até a próxima publicação. Nisso, me esforcei muito e consegui gravar alguns episódios.

Já me comprometi publicamente com isso, faça chuva ou faça sol, vai acontecer! Não posso desagradar a minha audiência.

Então, além da rotina ajudar a sua audiência a saber quando terá mais conteúdo e já gerar antecipação, você também se educa. Todos ganham com uma rotina!

Lembre-se, uma das coisas que você mais precisa para bombar, é ter consistência de postagens.

Ou seja, o trio é: rotina, compromisso e consistência.

No blog, por exemplo, escolha um dia (e avise ao seu leitor!) em que você irá postar o look do dia, a receita fit, as sacadas matadoras, o que aprendeu na semana. O importante é avisar ao leitor quando sairá um conteúdo novo.

Depois de um tempo que se tem a rotina, o seu leitor se acostuma e vai saber exatamente quando terá um conteúdo novo esperando por ele.

6) Surpresa é melhor ainda

Rotina é muito bom, mostra compromisso e responsabilidade como disse no passo 05. Mas, surpreender…

Surpreender é sensacional!

Ofereça algum bônus, lance um novo serviço ou parceria “de repente”. Surpreenda seu usuário com seu conteúdo também.

A surpresa demonstra o seu interesse de querer sempre agradar seu público. Além disso, ela estimula a estarem sempre te acompanhando. Vai que você lança algo sem avisar e eles perderam porque não te acessavam toda semana ou todo dia.

7) Materialize o quanto seu público é importante

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Presenteie.
Ofereça e-books, infográficos, cursos gratuitos. Promova sorteios!

Sempre que alguém obter algum presente seu, e pegar ou lembrar daquilo, sentirá especial e lembrará de você!

Isso é sensacional!

8) Saia do automático

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Você quer se manter irresistível? Então, saia do automático e interaja com seu público.

Curta e responda os comentários tanto no blog, quanto nas redes sociais. Crie conteúdos baseados em sugestões dos leitores… etc

Isso é essencial para manter uma relação irresistível.

9) Proponha evoluções

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Estimule o seu público a interagir com você. Desenvolva discussões, fóruns.

Mostre-se interessado no que eles querem saber, no que eles pensam. Isso é tão fundamental tanto para sua imagem, quanto para o seu desenvolvimento de conteúdo, sabia?

Vários temas novos surgem nessas discussões.

Além disso, temas polêmicos geram muito engajamento. Ou seja, siga as dicas do passo 04 para acertar ainda mais na formulação do seu conteúdo.

Mas tenha cautela quando tratar de temas polêmicos, você não vai querer perder leitores por causa de uma discussão, não é mesmo?

10) Seja o deus do seu assunto: seja onipresente

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Ok, estamos falando aqui dos 15 passos para manter seu blog sempre irresistível. Mas, quem disse que você deve ficar apenas dentro do blog?

Esteja em todas as redes sociais compatíveis a sua proposta.

Seu usuário tem que te ver, ouvir, ler, curtir, seguir, repostar. Dinamize-se!

Esteja em todos os lugares, mas que esses lugares todos levem seu usuário a sua intenção final: seu blog.

Afinal, você quer acessos também!

11) Apareça

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Você tem que aparecer.

Já ouviu falar em linkbuiding? É esse então o 11º passo!

Linkbuilding é a prática de gerar e reunir linkagens para o seu site, ou seja, outros sites te indicando. Mas, isso é possível de duas maneiras: natural e provocada!

A forma natural de gerar linkbuilding acontece basicamente porque você tornou-se a referência em qualidade daquele assunto, e outras pessoas estão te indicando. Agora que você já sabe como construir bem um conteúdo, é só uma questão de tempo para isso acontecer.

A forma provocada é tão necessária e importante quanto a forma natural. Ela acontece por meio de parcerias!

Você indica um parceiro em uma postagem sua, em troca dele te indicar… e assim por diante! Isso é muito útil para a sua irresistibilidade.

Você sendo citado naturalmente ou provocadamente, você se mantém relevante. Quem é que resiste em obter informações de alguém tido como autoridade naquele assunto?

12) Faça questão mesmo de aparecer

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Aparecer porque você foi indicado é muito importante, mas isso está no passo 11.

Mas, aparecer espontaneamente é ainda melhor. Então aqui está o próximo passo.

Trabalhe bem o seu posicionamento, o que chamamos de SEO (Search Engine Optimization).

Para quem não sabe, SEO é uma prática que interfere no seu posicionamento nos buscadores como Google, Yahoo, Bing… etc. Então, SEO trabalha diretamente no seu tráfego orgânico.

Aprenda as técnicas de SEO e como atrair tráfego orgânico nessa série de videos que disponibilizei para você.

Tráfego orgânico é aquele que se obtêm naturalmente, ao contrário do tráfego pago que é conquistado através de anúncios.

Veja essa imagem abaixo e analise se não é mesmo essencial trabalhar bem o seu posicionamento:

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Esse print eu tirei do analytics de um dos meus sites no qual a palavra-chave é bem procurada e eu trabalhando bem o SEO do meu site, entre outros fatores, eu atingi a primeira posição no buscador mais famoso, o Google. Isso foi responsável por mais de 78,79% de tráfego orgânico que gerou no meu site. Ou seja 13.364.492 de visitas orgânica porque o site está bem posicionado.

Imagine se alguém digita nos buscadores algo relacionado ao assunto que você aborda em seu blog/site, e você aparece em primeiro lugar das buscas?

Sendo novo ou usuário recorrente, você se mostrou pronto! Isso te torna, pode ter certeza, muito irresistível, além de aumentar suas visitas significativamente!

Porém, há erros comuns que comprometem essa prática, interferindo em sua audiência. Confira esse post que falo exatamente sobre isso.

13) Abra-se

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Estamos aqui trabalhando sua relação com o seu público para manter seu blog sempre irresistível.

Em uma relação você deve se mostrar aberto(a) a novas sugestões, você deve mostrar-se interessado no que o outro fala com você.

Na relação entre usuário e blog é a mesma coisa. Permita e disponibilize formas do seu público falar com você.

Esteja receptivo a sugestões, opiniões. Além de demonstrar seu interesse em sempre querer atendê-los e melhorar, você pode gerar prova social.

Por isso aquelas estrelinhas de avaliação e comentários são tão importantes. Elas demonstram a percepção do usuário sobre seu serviço ou produto, além de demonstrar que você se interessa em saber.

14) Seu passado te condena

Isso mesmo, seu passado interessa a todos, inclusive interfere na interpretação que o público terá de você ou da imagem do seu blog.

Crie uma página “Sobre”. Conte sua história nela, os motivos de ter criado seu blog/site, exponha sua missão com tudo isso.

Isso gera uma relação impressionante com seu usuário. Ele se sente íntimo, disposto e estimulado a compartilhar a opinião dele com você nos conteúdos que você produz, por exemplo.

Para você acertar esse passo, desenvolva bem seu storytelling.

Storytelling é uma expressão usada para a prática de desenvolver e saber como contar histórias.  As pessoas gostam e se interessam por histórias, elas podem despertar a atenção, curiosidade, empatia… etc

Histórias são tocantes, e quando contadas através de um storytelling bem feito, elas são capazes de transformar resultados!

Eu recomendo essa palestra do Andrew Stanton no TED para saber mais sobre a arte dostorytelling.

15) Inove

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Já disse que rotina faz bem. Já disse que surpreender é melhor ainda. Agora falarei sobre inovar.

Inovar vai além desses itens discutidos nos passos 05 e 06. Inovar é manter-se atualizado às novas propostas, recursos e serviços da internet.

A internet é cheia de ciclos, não é mesmo? Lembra do Orkut e do MSN?

Muitas modas da internet ainda virão e cairão em desuso… e isso é comum.

Mas, o mais importante é você saber a hora certa de entrar em cada onda, surfá-la e até mesmo quando sair dela para ela não quebrar em cima da sua cabeça e você acabar tomando um caldo.

Há uns meses, chamei um dos meus mentores que se tornou muito famoso em quatro áreas de atuação diferente, e perguntei como ele conseguiu ser tão forte não apenas em 01 mas em 04 áreas. Ele me disse: “Samuel, eu simplesmente soube como surfar cada área na hora certa, eu soube a hora de entrar e a hora de sair.”

Estar atualizado a tudo que pode interferir no comportamento do seu usuário, é essencial para mantê-lo atraído por você.

Assim, você estará sempre atendendo às expectativas, surpreendendo, entregando conteúdo, presenteando, interagindo e estimulando seu público.

Para inovar você deve sempre estar presente em cursos, eventos, palestras. Você deve sempre aprender algo novo todos os dias.

Trabalhar seu networking, em seu arsenal de conteúdo e táticas é outra forma essencial para manter-se atualizado.

 

Fundamentar-se através de materiais como livros, e-books, infográficos é muito importante também.

Por isso vou liberar agora e gratuitamente o e-book com 45 modelos de posts para seu blog.

São 45 modelos diferentes com ideias criativas e diferentes para você criar posts para o seu blog.

Só para você ter ideia:

  1. Lista Top 10;
  2. Como Fazer;
  3. Estudo de Caso;
  4. Perguntas e Respostas;
  5. Checklist.

E ainda mais 40 modelos diferentes para você manter o seu blog sempre irresistível e com o melhor conteúdo!


Baixar Agora: Guia Completo com 45 Modelos de Posts Para O Seu Blog


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Com esses 15 passos para manter seu blog sempre irresistível e esse e-book com 45 Modelos de Posts Para O Seu Blog, com certeza seu blog/site estará destacado entre muitos e as suas visitas irão aumentar.

Esse conteúdo que disponibilizei é para potencializar o seu talento. Conquistando cada vez mais a sua audiência.

Conte para mim o que achou deste post. Comente abaixo alguma sugestão, ou sua dúvida.

Terei o prazer de responder você naquela série de vídeos que te contei, o #PergunteAoSamuca que vai ao ar todas as terças e quintas-feiras às 11h.

Aproveite e inscreva-se agora no meu canal do YouTube clicando aqui. Nele eu compartilho várias sacadas essenciais para construir e manter sucesso na internet através da sua audiência.

Se você curtiu esse post, deixe seu comentário logo aqui abaixo! Assim você me motiva a fazer mais conteúdos como esse. 🙂

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