Ciclo Domination: a estratégia que você precisa conhecer

Domination vem do inglês e significa “dominação”. Então, Ciclo Domination é o nome dado à estratégia de um Ciclo de Dominação.

Então você pergunta: “dominação do que?”

Dominação dos espaços da internet, mídias em geral e até da autoridade sobre um determinado assunto.

por_que_você_deve_dominar_as_midia_sociais_em_geral_samuel_pereira_segredos_da_audiencia

Para ser visto, reconhecido e considerado.

Seu conteúdo, seja qualquer for o formato, deve estar sempre acessível.

Se você tem interesse em ser uma autoridade ou celebridade do seu mercado, você tem que marcar presença em todos os meios disponíveis.

Porém, há uma maneira correta de fazer isso. É também “como se faz” que a estratégia de Ciclo Domination aborda.

como_dominar_as_midia_em_geral_samuel_pereira_segredos_da_audiencia
Estando presente e ativo em todas a plataformas.

Por exemplo, não adianta você ter um blog, uma página no Facebook e um canal no YouTube, se você não tem consistência de publicação nesses meios.

Então, citarei três princípios básicos para dominar as mídias em geral:

  1. Consistência
  2. Qualidade
  3. Empatia

Consistência – Consistência é quando você assume uma rotina de publicação, uma espécie de agenda de compartilhamento de conteúdo com o seu público.

Ou seja, não é aquela bagunça de “quando tiver coisa nova, eu posto”. É você ter pelo menos uma postagem por dia.

Pense comigo:

Como você cria a rotina do seu usuário te acompanhar se você não desenvolvia esse hábito nele antes?

Então, foque em ter consistência.

Qualidade – Faça sempre um conteúdo que você se orgulhe dele. Jamais lance algo que você não esteja seguro sobre sua qualidade.

Ok, perfeição é um conceito relativo. Mas, aquilo que é mal feito é indiscutivelmente perceptível.

Causar má impressão é extremamente nocivo a sua reputação.

Busque sempre entregar o melhor sobre o seu conteúdo ao seu usuário.

Aqui eu ensino como produzir conteúdo rico e de qualidade para melhor posicionar seu site.

Empatia – Do que adiantaria você ter uma rotina de publicação, conteúdos excelentes nas mídias em geral, e não interagir com seu usuário?

Responder cada comentário ou mensagem, é essencial para estimular que aquele usuário continue te acompanhando e permaneça engajado, por exemplo.

Porém, é possível você transformar um comentário em três, e isso é muito bom para sua autoridade e relacionamento com sua audiência. Sabia?

coementario_ciclo_domination_samuel_pereira_segredos_da_audiencia

A partir de um comentário, você pode render o assunto abordado, a fim de gerar um diálogo. Assim como exemplificado acima. Percebeu?

Evite o simples “agradeço pelo carinho”  e perceba seu engajamento aumentar.

Logo, lembre-se: para você dominar as mídias em geral, promova esses três princípios: consistência, qualidade e empatia.

afinal_o_que_e_ciclo_domination_samuel_pereira_segredos_da_audiencia
Você já está ciente da necessidade de dominar as mídias e já sabe três princípios básicos de como fazer isso.

Agora vamos destrinchar o que é o Ciclo Domination.

Eu defino:

“Ciclo Domination é uma estratégia que consiste em adaptar um conteúdo produzido a todas as vertentes de compartilhamento, a fim de dominar mídias e conquistar de diferentes formas sua audiência e autoridade em um determinado assunto.”

O ponto de partida para começar a estratégia de Ciclo Domination é ter um tema.

vamos_exemplificar_o_ciclo_domination_samuel_pereira_segredos_da_audiencia
Eu tinha um tema: como aumentar visitas orgânicas. Certo?

Nisso, desenvolvi um e-book titulado: “10 Maneiras de Aumentar Suas Visitas Vindas do Google”.

O e-book foi o primeiro conteúdo desenvolvido a partir desse tema.

Logo, eu gerei mais alguns conteúdos relacionados ao mesmo assunto. Foram eles, vídeos, imagens e um post.

Funcionou mais ou menos assim:

exemplo_ciclo_domination_samuel_pereira_segredos_da_audiencia

Dessa forma, concorda que a probabilidade de quem estiver buscando sobre “como aumentar visitas orgânicas” é maior de cair em desses conteúdos que eu desenvolvi?

print_busca_google_samuel_pereira_segredos_da_audiencia

Essa imagem mostra que o meu conteúdo ocupa a primeira, segunda e terceira posição da primeira página do Google.

Além disso, você percebe que esses conteúdos também geram conteúdos para serem publicados nas redes sociais e listas de e-mail?

exemplo_ciclo_domination_redes_sociais_samuel_pereira_segredos_da_audiencia

beneficios_em_utilizar_o_ciclo_domination_samuel_pereira_segredos_da_audiencia
Você encontra no mínimo cinco benefícios em trabalhar com a estratégia de Ciclo Domination:

  1. ser referência em um determinado tema ou assunto;
  2. gerar diversos conteúdos que colaboram para sua consistência;
  3. dominar mídias em geral;
  4. captar leads;
  5. atingir uma audiência além da convencional;

Nesse link disponibilizei uma série de vídeos gratuitos para você conseguir aumentar o tráfego online.

Concorda que quanto mais conteúdos seu sobre aquele determinado assunto, mais autoridade você cria sobre ele?

Concorda também que tendo mais conteúdos desenvolvidos, mais conteúdos a serem compartilhados e divulgados você automaticamente tem?

Além disso, você tem mais chance de dominar mecanismos de busca quando alguém for pesquisar sobre aquele tema que você trabalhou com Ciclo Domination. Certo?

Você pode indicar o e-book em todos os conteúdos nas descrições, o que condiciona a quem baixá-lo entrar para a sua lista de leads. Confere?

Com o Ciclo Domination ao invés de ter apenas um meio de acesso àquele tema, como por exemplo apenas um post, você terá outros meios de acesso ao seu conteúdo.

Ou seja, uma pessoa pode chegar até você através do Instagram, Facebook, Google, E-mail e até mesmo indicações de pessoas.

como_aplicar_corretamente_ciclo_domination_para_captar_leads_samuel_pereira_segredos_da_audiencia
Você deve desenvolver seus temas. Após selecionados, identifique se sua intenção: é captar leads?

Se você quer captar leads, seu conteúdo principal deve ser uma “Isca Digital”.

“Iscas Digitais são conteúdos que atraem o usuário, e fazem com que eles assinem a lista (preenchendo seus respectivos emails) a fim de obterem aquele conteúdo que os atraíram antes .”

Três principais modelos utilizados como Iscas Digitais:

01) e-book
02) infográfico
03) vídeo aula

samuel-pereira-Erros-Comuns-Em-SEO-Que-Comprometem-Sua-Audiência-aumentar-visitas-google.jpg


E-book –
 e-book são livros online, geralmente em PDF, que contém informações detalhadas e ricas sobre determinado tema.

É comum que os e-books sejam bem ilustrados também.

Você pode disponibilizá-los em uma squeeze page* e compartilhar o link dela nos demais conteúdos gerados para o Ciclo Domination.

*squeeze pages são páginas na web preparadas para a captação de leads. Nelas, as formas de captação são automatizadas.

 

exemplo_infografico_samuel_pereira_segredos_da_audiencia


Infográficos –
 infográficos são Iscas Digitais que oferecem ao usuário informações completas, porém em um documento com predominância de elementos visuais.

Além de imagens, é comum e característico dessa isca ser composta por cronogramas para compartilhar as informações.

Infográficos também podem ser disponibilizados em squeeze pages para depois compartilhar o link dela nos demais conteúdos gerados do tema escolhido.

 

video_aula_ciclo_domination_samuel_pereira_segredos_da_audiencia
Vídeo Aulas –
 o nome dessa isca já diz tudo: aulas em vídeos. Porém, como nas outras, essas aulas são liberadas após a inscrição do usuário para a lista de e-mail.

Normalmente as vídeo aulas ficam em links privados, e após a inscrição da lista, você envia ao usuário o acesso a aula.

Importante: Ok! Você escolheu qual Isca Digital usar. Agora você sempre deve utilizar o link da squeeze page em que ela está hospedada, dentro dos outros conteúdos que você desenvolver para a estratégia de Ciclo Domination.

Ou seja, o artigo que você desenvolver, disponibilize sua Isca Digital no conteúdo.
Isso vale para o vídeo e imagens também, claro!

como_aplicar_corretamente_o_ciclo_domination_para_melhorar_o_seu_posicionamente_samuel_pereira_segredos_da_audiencia
Uma das funcionalidades em usar a estratégia de Ciclo Domination é que você pode também melhorar o seu posicionamento, construindo então mais sua autoridade sobre o tema abordado.

Para usar corretamente o Ciclo Domination e melhorar seu posicionamento, você deve prestar atenção em algo muito importante: sua palavra-chave.

Palavra-chave é aquela palavra ou termos que você irá focar em seu conteúdo e ajudar no seu rankeamento.

Ou seja, se você quiser ser encontrado por quem busca sobre “Como Aumentar Visitas Vindas Do Google”, esses termos devem ser citado em títulos, subtítulos, frases nos post, descrições… etc

Assim, todos os seus conteúdos desenvolvidos para a estratégia de Ciclo Domination estando relacionados também nas palavras-chave, a tendência de algum deles ser encontrado é enorme.

Como já foi mostrado em outro tópico deste post, o resultado de alinhar as palavras-chave e desenvolver um tema com a estratégia de Ciclo Domination te posiciona assim no Google:

print_busca_google_samuel_pereira_segredos_da_audiencia

 

Repare que nesse exemplo aparece em primeiro a squeeze page, em segundo um post e em terceiro repete a squeeze page.

Nas squeeze pages e no post há indicações das redes sociais, em que o usuário também receberá doses desse conteúdo. Além disso, dentro do post há o vídeo desenvolvido e há a indicação para baixar o e-book.

Ou seja, Ciclo Domination é uma maneira de deixar seu usuário imerso de várias maneiras em um determinado tema através do conteúdo que você compartilha.

“Ciclo Domination é uma maneira de deixar seu usuário imerso em um determinado tema através do seu conteúdo.”

Percebe? O que você acha sobre essa estratégia? Já deixe nos comentários sua opinião.

Além de todas essas funcionalidades, com o Ciclo Domination, você consegue conquistar o usuário. Sua autoridade e qualidade ao apresentar um conteúdo faz com que ele te acompanhe, recomende e siga de todas as formas possíveis.

Ou seja, você se torna irresistível.

Sobre ser irresistível, eu já falei sobre a importância e mais, sobre como deixar todos sedentos não só por um conteúdo, como por todo seu site.

Se você unir as dicas que dou nele somadas à estratégia de Ciclo Domination, você irá passar para o próximo nível com o seu conteúdo com certeza. É o que você quer?

Comente se sim, e se você já utilizou a estratégia Ciclo Domination antes. Se já, quais foram seus resultados?

Compartilhe esse conteúdo se ele teve algum valor para você. Se teve, com certeza também terá para os seus colegas e parceiros!

Se você curtiu esse post, deixe seu comentário logo aqui abaixo! Assim você me motiva a fazer mais conteúdos como esse. 🙂 E Se é a primeira vez que ouve falar sobre Ciclo Domination, comente o que achou e como pretende aplicar.

E siga a gente nas redes sociais, onde eu compartilho conteúdos diários sobre Marketing Digital, Audiência e Empreendedorismo! 🙂

Leave a Reply