Como fazer sucesso no YouTube: 11 Passos Para Você Passar Para O Próximo Nível Com O Seu Canal do YouTube

ocê consegue imaginar o que um empresário, fundador de um dos blogs mais acessados no Brasil, teria para aprender sobre tráfego e audiência na internet?

Você já deve ter ouvido muito falar sobre como fazer sucesso no YouTube. Mas, alguém já te contou a história de como isso acontece?

Vou contar a você hoje, um exemplo real e recente do que é essa tal passagem de nível que levou a ter ainda mais sucesso no YouTube. Além de exemplificar, vou contar como tudo aconteceu e com quem.

Assim, você mesmo pode conferir, acompanhar e fazer desses passos, os seus.

Vou contar como um canal do YouTube praticamente dobrou as views. Além de compartilhar com você, as grandes dicas que transformaram e estão levando o negócio desse empresário para o próximo nível.

Você está comigo? Vamos lá…

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A história que vou contar vem do Sul do Brasil, lá de Curitiba. Um dos protagonistas dessa história, é um cara chamado James Doorman.

James Doorman é casado com a Julia. James é o tal empresário que eu comentei com você no início desse post.

Você já ouviu falar no “Cabelos de Rainha”? “Cabelos de Rainha” é um dos blogs mais acessados do Brasil.

Se esse site já possui tantos resultados, você deve imaginar quanto o conteúdo dele é bom e atrativo. Certo?

Os Doorman perceberam que o negócio na internet vai além de gerar bons resultados em um curto espaço de tempo. Eles perceberam através de experiências que o “Cabelos de Rainha” trouxe, que esse trabalho transforma vidas.

Eles possuem depoimentos de mulheres que saíram da depressão e até mesmo síndrome do pânico após acompanharem o conteúdo do site.

Eles perceberam que o conteúdo que eles entregavam ia além de ensinar mulheres a terem cabelos bonitos de forma rápida, segura e prática. Eles trabalhavam com a autoestima delas.

Injetar autoestima na mulher é o mesmo que colocar poder nas mãos delas. O conteúdo que eles produzem faz isso, por isso o negócio vai além.

Como bom empresário e antenado no mercado, principalmente no mundo do empreendedorismo e marketing digital, James Doorman sentiu que podia ir além com o seu negócio.

Ele diz:

“um negócio online ultrapassa fronteiras, qualquer pessoa no mundo pode ter acesso ao seu conteúdo ou produto.”

James já acompanhava o meu conteúdo, tanto aqui no blog quanto nas redes sociais.

Através disso ele soube da edição de 2016 do meu evento Segredos da Audiência Ao Vivo. É assim que começa o grande ponto de virada de James e Julia Doorman.

Foi essa a oportunidade, segundo James, que ele descobriu realmente como fazer sucesso no YouTube e passar para o próximo nível de vez com seu canal.

Até porque, ele diz que havia colocado metas extraordinárias, logo, ele precisaria de uma dose extraordinária de conteúdo.

Como veterano nos negócios e no mundo dos investimentos que valem ou não a pena, James tinha apenas uma objeção sobre o Segredos Da Audiência Ao Vivo, que era: nível do conteúdo.

Para James, questões como dinheiro e distância não interferiam. Ele disse a mim que nesse nível de jogo quando se tem um dinheiro guardado, investimentos são feitos sem dó.

Pois então, já no primeiro dia do evento (15 de abril), James e Júlia Doorman tiveram a resposta para aquele receio: o Segredos Da Audiência Ao Vivo é sinônimo de imersão ao melhor conteúdo vindo dos melhores atuantes do mercado digital.

Nos outros dois dias (16 e 17 de abril), os Doorman já com a certeza de que em questão de conteúdo, o Segredos Da Audiência fez valer, eles queriam mais. Eles queriam saber quais seriam os resultados após a implementação no negócio deles, o blog “Cabelos de Rainha”.

Em menos de um mês, James e Júlia passaram para o próximo nível e tiveram de fato a resposta de como fazer sucesso no YouTube. As views dos vídeos no canal deles no YouTube praticamente dobraram a partir da implementação do conteúdo que absorveram do Segredos da Audiência.

Você quer saber como e por que?

Aprenda a como fazer sucesso no YouTube a partir desses 11 passos para você passar para o próximo nível com o seu canal do YouTube.

Os dois primeiros passos são comportamentais, ou seja, dependerão da sua atitude! Os outros 10 são totalmente voltados à produção do seu conteúdo. Ok?

Vamos lá:

01 – Dinheiro guardado? Invista!

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Claro que para colocar em prática, você deve saber jogar. Então, essa dica é muito válida e essencial e vem não só do James, como de outros grandes nomes do mercado digital.

Invista sempre no conteúdo do seu negócio. Invista em cursos, em eventos ao vivo, em treinamentos.

Invista seu tempo também assistindo webnars, lendo artigos. Crie uma rotina de aprendizado e um orçamento para a mesma finalidade.

02 – Aprendeu? Implemente!

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Eles não teriam passado de nível se não tivessem aprendido e logo implementado.

Quem acumula aprendizado é livro, você tem que colocar em prática!

Você investiu dinheiro e tempo para aprender, não perca os dois; implemente!

Só assim você conhece o seu público a fundo, só implementando que você descobre aquilo que mais funciona com o seu negócio. Assim, passando de nível.

03 – Mande bem desde o início

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Tudo começa pelo início. Óbvio? Nem tanto.

Sabia que a forma que você inicia seus vídeos já diz se o usuário vai ou não assistí-lo?
Essa dica, James e Julia aprenderam com o grande Denis Bai do Tube Academyque palestrou no SDA 2016 Ao Vivo.

Você pode ser Empreendedor Digital ou YouTuber, não importa. Você tem que começar seu vídeo de uma forma que atraia e retenha o espectador.

YouTubers famosos começam seus vídeos com cenas polêmicas, geralmente do meio ou final do vídeo. Abordam e saúdam o usuário de maneira dinâmica, que automaticamente, retém a atenção.

A dica é você sair do comum: “Olá, aqui quem fala é…” e brincar mais no início, independente do seu nicho.

Você pode manter a seriedade e sua autoridade sendo divertido, dinâmico interativo. Sabia?

Repare como eu comecei esse vídeo do #PergunteAoSamuca, por exemplo:

Mantive a seriedade e identidade do #PergunteAoSamuca, e de uma forma sutil, quebrei o padrão do início!

Você pode ser sutil como eu optei ser nesse exemplo, ou ser ainda mais ousado!

Claro, depende da sua proposta e identidade.

Mas, a dica é a mesma para todos: inicie de forma “diferente”.

04 – Melhores momentos são fascinantes

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Leandro Ladeira, outra grande autoridade quando o assunto é YouTube deu outra dica fundamental em sua palestra no SDA 2016 Ao Vivo, também se referindo ao início dos seus vídeos.

Ou seja, está percebendo que se seu vídeo pode ter um conteúdo muito bom e uma produção muito bem trabalhada, que o início é essencial para fazer alguém assistir ou não seu material?

A dica do Leandro é sobre você colocar no início do seu vídeo, os melhores momentos dele.

“Ah, mas isso não estraga a surpresa?” Não. Isso desperta o interesse do espectador a assistí-lo até o final. Assim, ele entende o contexto, vê a cena de novo… etc

Ou seja, inicie de forma diferente do comum e algo que retém significativamente é fazer essa copilação dos melhores momentos logo no início.

Os Dorman fizeram e eu já disse o que aconteceu. Dobraram as views.

05 – Pessoas de influência são como um imã

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Sabe quando você cita que alguém famoso ou influente utilizou daquela técnica? Pois é, funciona.

As pessoas gostam de ter referência, gostam de ter um patamar não só para colocarem em prática, como para dar credibilidade ao seu conteúdo e continuarem o absorvendo.

Sempre que possível cite que alguém influente do seu nicho fez. Claro que essa informação tem que ser verdadeira, assim, você consegue despertar a curiosidade do seu usuário em absorver todo o seu conteúdo.

Ou seja, assistir e quem sabe até repetir seu vídeo inteiro!

06 – Título brilhantes

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Além de referenciar pessoas influentes, você pode já atrair a atenção do usuário falando delas no seu título.

Por exemplo: O Segredo Que Steve Jobs Não Contou Sobre… A Dieta do Momento Das Celebridades… O Truque Do Neymar Para… etc

As pessoas já terão a impressão de que não podem deixar de saber aquilo já que alguém tão importante faz parte de alguma forma.

07 – Thumbnail é o tiro certo

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Thumbnail é a imagem de capa do seu vídeo. Aquela que antes de inciá-lo, aparece. Sabe do que estou falando, certo?

Em uma boa Thumbnail geralmente está o título do vídeo, alguma cena de destaque ou alguma imagem específica.

Como no passo 06 falamos sobre “Títulos Brilhantes” em que você referencia alguma celebridade, autoridade ou alguém influente, nesse passo 07 indico você referenciar também visualmente através da sua Thumbnail.

“Como assim?”

Coloque em sua Thumbnail a imagem da tal personalidade citada no seu título!

Caso a pessoa seja “durona”, difícil de se render a um título tão atraente, essa técnica reforça que no vídeo há mesmo aquilo que a pessoa se relaciona, no caso, a imagem da tal pessoa influente.

O usuário clica que seja para comprovar. Para ele ficar, depende do que você colocou no vídeo, heim?!

Dica: antes mesmo de começar a gravar o seu vídeo, já pense no título e na sua Thumbnail – assim você já está preparado e a probabilidade de sair uma Thumbnail mais atraente é muito maior, do que ao invés de depois de pronto o vídeo tirar algum print e usá-lo.

08 – Regra dos 40 segundos

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Retenção, é isso que você quer. Se não é, que seja a partir de agora. Esse é o segredo para passar para o próximo nível com seus vídeos.

A arte da retenção é conquistada a partir de como você trata seu usuário.

Como assim?

Pense comigo: você deve mantê-lo interessado e curioso. Certo?

Há uma maneira que os Doorman aprenderam no Segredos Da Audiência 2016 Ao Vivo que consegue fazer isso.

Consiste em: a cada 40 segundos (em média), mude o padrão do vídeo.

O que isso quer dizer?

Isso quer dizer que em média de 40 em 40 segundos, você coloca algo fora do esperado. Que seja um erro de gravação, um comentário de alguém da equipe, uma pausa de impacto.

Independente do tempo de duração do seu vídeo, se é longo ou curto, você não quer que ele seja cansativo. Como eu disse, você quer manter a pessoa sempre interessada, atenta.

Essas, vamos chamar de “interrupções”, por serem inesperadas, mantém seu espectador concentrado e ele tende a assistir seu vídeo até o final.

09 – Deixar ainda mais dinâmico

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Sobre não deixar seu vídeo chato e tentador para que o espectador saia dele, você pode torná-lo ainda mais dinâmico e irresistível da seguinte forma:

Cortando os respiros e movimentando a câmera.

Ou seja, quando for editar, corte as partes que você interrompe para respirar! Sobre a câmera, não a deixe tão estática, pode movimentar mais!

Imagine que o tempo que você tira para pegar fôlego para continuar falando, é quando a atenção do seu espectador foi desviada por uma aba no computador piscando?

Sim, você pode vencer isso!

Ao cortar os respiros, você deixa o discurso rolar. Ninguém vai querer perder uma parte do que está sendo falado, e sabe que isso pode acontecer se clicar em outra aba.

Ao mudar a movimentação da câmera, você também dinamiza, porém diretamente na parte visual do seu vídeo. Aquele fator inesperado, sabe? Pode ser usado também no passo 08 sobre a média dos 40 segundos.

Assim você pode aproveitar para enfatizar algo de muito importante que vai dizer, por exemplo.

Quer um exemplo? O “Jovem Nerd”, que também palestrou no Segredos Da Audiência 2016 Ao Vivo, inclusive, foi quem deu essa dica aos participantes.

Eles chamam essa técnica de “cortar respiros” como “cortar gordura”. Ou seja, enfatiza bem que é dispensável ter isso no seu vídeo.

Perceba como o discurso rola sem interrupções, logo, dinâmico. Ele começa a “falar” a partir de 01:07min até mais ou menos 02:13 min.

Confira:

Percebeu? Isso retém muito o usuário no seu vídeo.

Os Doorman testaram e comprovaram!

10 – Backstage é um tesouro

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Você tem uma mina de ouro atrás das câmeras, sabia?

Sua equipe de filmagem, seja ela apenas o câmera, pode ser parte riquíssima do seu conteúdo.

James e Julia implementaram essa dica também logo no primeiro vídeo deles gravado após o Segredos Da Audiência Ao Vivo e ficaram surpresos até com os comentários.

James, que geralmente está por trás das câmeras, interagia enquanto a Julia fazia o vídeo. Sabe aquela quebra de padrão? Então.

O mais bacana disso tudo foi que as pessoas comentaram que gostaram disso. Isso quando bem feito, traz além de dinamicidade, como humanização para o vídeo.

As pessoas sentem-se mais íntimas ao participarem de uma eventual “making of”.

11 – Era uma vez… 

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Ok, todas essas 10 dicas até agora levaram o canal de James e Julia Doorman, o “Cabelos de Rainha”, para o próximo nível. Porém, eles implementaram todas em um enredo estratégico.

Qual foi?

Contando história. A técnica de Storytelling, assim é conhecida no mercado digital, é a preferida não só das grandes personalidades do YouTube, como dos espectadores.

Ao contar uma história, você envolve o seu espectador. Automaticamente ele fica retido no seu vídeo que seja para saber como termina.

Há várias formas de se contar uma história, que seja através de personagens como também com a transformação que aquele produto ou serviço causou em um típico “antes e depois”, entende?

Se você contar uma história e utilizar dessas outras técnicas de retenção, você provavelmente terá resultados tão bons quanto os dos Doorman.

A junção de saber como apresentar seu conteúdo (contando história) com técnicas de dinamicidade (que geram retenção), levam um conteúdo assim produzido para o próximo nível.

Em 24 horas, Julia e James Doorman tinham em média 35 mil views nos vídeos. O primeiro vídeo gravado a partir desses 11 passos, os fizeram em menos de 24h estarem com já 42.000 views.

Semanas após, o vídeo possui a marca de mais de 180.000 views. Isso representa mais que o dobro dos vídeos anteriores deles.

Ou seja, o público gostou, heim?

O conteúdo tecnicamente é o mesmo: dicas para a mulher ter o cabelo que deseja.

Porém, a forma de apresentar o conteúdo, deixou tudo mais atrativo.

Você está querendo saber como ficou esse primeiro vídeo que eles fizeram a partir desses 11 passos?

Confira agora então:

Você percebeu a aplicação de cada um desses 11 passos que levaram o canal “Cabelos de Rainha” para o próximo nível?

Agora já que você já seguiu o primeiro passo e investiu seu tempo neste Post, agora é seguir o segundo passo, “Aprendeu? Implemente”, e contar para mim qual foi o seu resultado.

Aproveite e saiba como conseguir sucesso e engajamento nas demais redes sociais, com o método certo. Descubra aqui!

Você anima?

Você já começou sua caminhada rumo ao próximo nível. Percebe?

Se ficar alguma dúvida, comente logo abaixo. Posso responder suas dúvidas na minha série de vídeos que citei no passo 03, a #PergunteAoSamuca. Ela vai ao ar toda terça e quinta-feira às 11h com um episódio novo.

Basta colocar a hashtag “#PergunteAoSamuca”. Será um prazer responder sua dúvida, meu caro!

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