Inbound Marketing: o que é?

Inbound Marketing é uma das estratégias mais poderosas atualmente utilizadas no marketing digital, e é responsável por resultados incríveis em vendas, captações, conversões, engajamento… etc

Mas, acontece também de muita gente que está começando a trabalhar com internet se queixar que investe muito e mesmo assim não obtém retorno.

Essas pessoas veem outros sites crescendo cada dia mais, com tráfego intenso e muitos comentários, mas o delas continua parado no mesmo lugar.

Você sofre desse problema ou conhece alguém nessa situação?

Quando isso acontece, a maioria das pessoas geralmente se revoltam, acham que a internet é uma fraude e que tudo que ensinamos sobre marketing digital é mentira.

Mas, será que elas já se perguntaram: “estou realmente aplicando uma boa estratégia de marketing digital?

Algo que sempre vejo nas minhas consultorias são pessoas produzindo conteúdos que não são atrativos para o seu público e divulgando-o da melhor maneira.

Por isso eu vou falar aqui de Inbound Marketing: uma estratégia que pode revolucionar o negócio de quem enfrentava a decepção na internet.

O inbound marketing, também chamado de novo marketing e marketing de atração, é a tendência mais quente em marketing digital nos Estados Unidos e está crescendo muito no Brasil nos últimos anos.

Se você ainda não sabe o que é inbound marketing ou ainda tem dúvidas sobre como ele pode te ajudar a alavancar no seu negócio, continue lendo este post.

Você irá aprender:

  • O que é inbound marketing;
  • Porque adotar inbound marketing;
  • Como utilizar inbound marketing para construir uma forte estratégia de marketing digital;

A intenção deste post é ajudar você a melhorar sua estratégia de marketing digital ensinando as melhores técnicas e o que tem funcionado para milhares de profissionais.

Você vai aprender mais e alavancar sua estratégia de marketing. Para aprofundar um pouco mais nesse assunto, eu indico este post sobre o Marketing de Relacionamento.

Vamos lá?

O que é Inbound Marketing

Sabe quando você está navegando em um site e de repente uma propaganda pula na sua tela?

Ou quando vai assistir a um vídeo no YouTube e é obrigado a ver um comercial antes do vídeo começar?

Aposto que você acha tipo de abordagem muito chata. Eu também não gosto, e olha que sou publicitário.

O fato é que a relação das pessoas com a propaganda mudou. Ninguém mais aceita ser bombardeado por anúncios.

A prova disso é que uma das extensões mais instaladas nos computadores são bloqueadores de propaganda, como o AdBlock.

O novo marketing surgiu como alternativa a essa abordagem agressiva.

Por definição, o inbound marketing é toda forma de publicidade que se baseia em conquistar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.

A ideia é que você não tenha que correr atrás do cliente, mas sim que seja encontrado por ele na hora em que ele precisar do seu serviço.

Mas como o seu potencial cliente chegará até você?

Através da internet.

Funciona basicamente assim: usando técnicas de marketing de conteúdo, você espalha seu conteúdo pela internet.

Esse conteúdo pode ser no formato de textos, e-books, podcasts, infográficos, vídeos… o que a sua criatividade permitir, desde que o assunto seja relevante para a sua audiência.

Dessa forma você cria presença online e constrói autoridade no seu nicho. Isso é ciclo domination.

Então, quando um cliente em potencial fizer uma pesquisa no Google ele vai encontrar você, porque você será referência naquele assunto.

Percebe como esse método é menos agressivo?

Você é visto pelo público como especialista de mercado, não um chato que fica tentando empurrar seu produto.

Por isso o inbound marketing é a melhor estratégia para fazer marketing na internet atualmente e nesses vídeos eu mostro como você pode utilizar estas técnicas, clique aqui e assista.

inbound marketing

Porque adotar inbound marketing

Na primeira parte deste artigo eu já contei várias vantagens do inbound marketing sobre as velhas estratégias de propaganda.

O novo marketing pode mudar a imagem da sua marca diante do público.

E eu separei sete razões que com certeza vão fazer você querer apostar em inbound marketing.

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Viver de Blog.

1 – Baixo custo

Porque o custo de aquisição de clientes é 65% mais barato que utilizando o marketing tradicional (outbound).

2 – Alta conversão

Porque empresas que fazem inbound marketing tem um ROI (retorno sobre investimento) médio de 275%.

3 – Geração de links

Porque empresas que têm blogs tem 97% mais links direcionando os visitantes para seu site, o que ajuda no rankeamento do Google.

3 – Mais clicks

Porque o marketing de atração é responsável por mais de 90% dos clicks em sites, enquanto o tradicional recebe menos de 10%.

4 – Mais buscas

Porque 93% dos processos de compra começaram com uma busca na internet.

5 – Menos rejeição

Porque 84% dos usuários de internet já saíram de um site por causa de banners piscando na tela e outros tipos de propaganda indesejada.

6 – Reconhecido por especialistas

Porque 74% dos especialistas em marketing reconhecem o inbound como o melhor método para marketing digital atualmente.

7 – Tendência de mercado

Porque 32% das empresas estão direcionando a verba de outbound para inbound. Se a maré está para inbound, não é você que vai remar no sentido contrário, né?

Como utilizar Inbound Marketing para construir uma forte estratégia de marketing digital

Você leu esse artigo até aqui, já sabe bem o que é inbound marketing e entendeu porque cada vez mais pessoas usam isso em sua estratégia.

Agora você deve estar se perguntando: mas como eu vou aplicar isso no meu negócio?

É isso que vou te explicar agora.

São três passos.

Primeiro passo: Defina quem é seu avatar

Primeiramente é importante reforçar que uma estratégia de inbound é orientada pelo público.

Por isso antes de qualquer coisa, você precisa definir quem é seu avatar.

O avatar, também chamado de persona, é uma descrição de seu cliente ideal.

Um dos maiores erros do marketing tradicional é atirar para todos os lados. Por isso no inbound você mira no público exato.

Só que não basta definir sexo, faixa etária e classe social. Um bom avatar vai muito além disso.

Se você quer saber como construir um avatar certeiro, eu tenho um artigo pra você.

Segundo passo: Planeje a produção de conteúdo

Definida a persona, você vai planejar o tipo de conteúdo que vai produzir para ela.

A internet é cheia de conteúdo de todos os tipos: coisas úteis, bobagens, propaganda… Então você precisa ser certeiro.

Tudo começa com a produção de conteúdos que sirvam de isca para potenciais clientes e depois você vai trabalhando a mentalidade dele até o momento da compra.

Esse processo é conhecido como funil de vendas.

Basicamente o funil de vendas de uma estratégia de inbound marketing tem três etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.

Eu tenho um artigo completo sobre isso.

Terceiro passo: Encante seu público

Se você chegou aqui achando que após a venda do produto estava tudo acabado, está muito enganado.

Um dos maiores diferenciais da estratégia inbound é o cuidado com o cliente.

A maioria da empresas fecha uma venda e passa para o próximo cliente. O máximo de contato que elas mantêm com o primeiro comprador é oferecer assistência em caso de dúvidas ou de defeito no produto.

Mas empresas que fazem inbound agem diferente. Elas continuam a nutrição de leads por e-mail com o objetivo de encantar o cliente.

Por que encantar?

Primeiro para garantir que ela se lembre de você, já que pode querer comprar algo a mais que você oferece.

Segundo para gerar valor afetivo. O cliente se lembrar da sua empresa é bom, mas ele gostar de você não tem preço.

Se alguém realmente gostar da sua marca, ele vai indicar seu serviço para todo mundo e defender você com unhas e dentes, além de virar um fã.

Percebe como essa metodologia é legal?

A pessoa chegou até você como um completo desconhecido, passou para visitante, lead, cliente e terminou como um vendedor.

Esse é o tipo de coisa que o marketing tradicional provavelmente não faria por você.

Agora você sabe o que é Inbound Marketing, o que ele pode te oferecer e como desenvolver uma estratégia. Por isso eu preparei esta série de vídeos gratuitos, onde eu mostro passo a passo a construção de uma audiência utilizando as técnicas de Inbound Marketing.

E não deixe de compartilhar com os amigos que precisam melhorar a estratégia de marketing digital e com sua empresa.

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